domingo, 5 de abril de 2009

Dia Nacional dos Moinhos...


Ao folhear a revista “Visão”, fiquei agradavelmente surpreendido com o que li sobre os moinhos (Visão Sete) e relacionado com o Dia Nacional dos Moinhos que se comemora a 7 de Abril. Afinal no meu País ainda há pessoas interessadas na defesa do nosso património.
A Rede Portuguesa de Moinhos (RPM)
http://www.moinhosdeportugal.org/web/ iniciada em Boticas a 8 de Abril de 2006, contando desde a primeira hora com o apoio da Câmara Municipal de Boticas e mais tarde com os Municípios do Montijo, Cascais e Viana do Castelo, está minimamente atenta ao vasto património de moinhos existente no nosso País. A iniciativa de “Moinhos Abertos” é talvez, o coroar do esforço feito pela RPM, na defesa do restauro e conservação deste pecúlio, em que o nosso País é rico e que nem todos nós estamos empenhados em apoiar, onde incluo a maior parte dos nossos Municípios, que parecem ter uma vontade enorme em desfazer o que os nossos antepassados edificaram. Sei que é difícil aos municípios, por vezes, deitar mão a todo património existente, mas se deslocassem algum do dinheiro direccionado em acções menos importantes, ficaríamos mais ricos em termos patrimoniais e todos nós agradeceríamos.
Parabéns à Rede Portuguesa de Moinhos e a todos aqueles que defendem o nosso Património.
Junto duas fotografias de dois moinhos pouco cuidados e que mereciam um auxilio de quem de direito.

A imagem que ilustra o artigo foi retirada de
http://www.arteaovento.com.pt/ .
Recomendo ainda o fado de Alfredo Marceneiro “Moinhos Desmantelados” em:

1 comentário:

Zé Maria disse...

Boa homenagem aos moinhos, meu caro José.
Fez-me lembrar tempos pasados em que, em grupo (de jovens) lá fomos até uma povoação do Oeste "amoinhar". Foram dias muito bem passados e ricos em experiência de vida.
Aquele abraço