sábado, 1 de dezembro de 2007

Restauração da Independência

1 de Dezembro de 1640
“Mais vale ser Rainha por uma hora do que Duquesa toda a vida!”
Disse Dona Luísa de Gusmão ao Duque de Bragança, D. João, futuro D. João IV Rei de Portugal.

Na manhã de 1 de Dezembro de 1640, João Pinto de Ribeiro descia para a baixa de Lisboa, quando lhe perguntaram “onde ia”…
“Vamos ali à sala Real tirar um Rei e pôr outro…”

“Vossa Alteza entre por aquela porta, ou sai por aquela janela!” Frase dita à Duquesa de Mântua… Mas quem saiu pela janela foi Miguel de Vasconcelos que, em vão, se escondera num armário…

D. Miguel de Almada de uma varanda grita para o povo que estava na rua:
“Liberdade Portugueses! Viva El-Rei D. João IV!”

1 de Dezembro de 2007, 8 horas 30 minutos da manhã, fui mais uma vez acordado, pela Banda da União Filarmónica de A-da-Gorda, que todos os anos desfila pelas ruas da nossa aldeia a tocar o “Hino da Restauração da Independência”. É comovente, e acima de tudo faz bem lembrar que há 367 anos, mais uma vez, houve alguém que não estando contente em sermos governados por Espanha, lutou para que fossemos INDEPENDENTES.
Foi bom também, e em especial este ano, porque, estivemos os quatro em família, eu, minha esposa e as nossas duas filhas, à janela a ver e ouvir a “banda passar”.
“VIVA PORTUGAL E A NOSSA INDEPENDÊNCIA”


Ps: A União Filarmónica de A-da-Gorda foi fundada em 1949, desde então, todos os anos, no dia 1 de Dezembro, toca pelas ruas de A-da-Gorda o "Hino da Restauração da Independência".

4 comentários:

José Gomes disse...

Parabens por viveres numa povoação onde se manteêm as tradições.Infelizmente ja nao posso dizer o mesmo."VIVA PORTUGAL E A NOSSA INDEPENCIA"

Unknown disse...

O Santos até já parece um blogger profissional...

Parabéns. Estou rendido...

José Gomes disse...

com essa pedalada toda a escola formadores ja anda a pensar convocar-te para a proxima epoca

Raí Raposa disse...

Por falar em filarmónica: Existe um tema de concerto para filarmónicas que se chama "RUTRA SOD SOTNAS" (QUASE COMO O TEU BLOGUE)