quarta-feira, 12 de março de 2008

Quaresma

Quaresma
(do lat. Quadragésima) Período de quarenta dias que vai de Quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa (excluindo os domingos que não são dias de jejum).

Em termos litúrgicos, a Quaresma é o tempo de conversão, que não envolve apenas a Igreja Católica, mas alargar-se também à Igreja Anglicana e a algumas igrejas protestantes, começa na Quarta-feira de Cinzas, o dia imediato à Terça-feira de Carnaval e termina no Domingo de Ramos.
Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
Na Bíblia são referidos os 40 dias do dilúvio, os 40 anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, os 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e os 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.
Embora seja um período de tempo penitencial, este não é visto pelos cristãos como um período triste e depressivo, dado que se trata antes de um momento de purificação e de renovação da vida cristã, que culmina na Paixão e Ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa. (In: Diário Digital, Lusa)

Quarta-feira de Cinzas

“Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar”

Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que se quer preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.
Tradição: Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa, resultando assim 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saia e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa, a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.
(In: acidigital)

Sem comentários: